top of page

LUGARES DE ENCANTAMENTO

Espaço para nos inspirarmos no próximo destino literário!
Real Gabinete Português de Leitura 
(foto mundodek.com)
Esta biblioteca, localizada no Rio de Janerio, frequentemente aparece nas listas das bibliotecas mais belas do mundo. Além da arquitetura ser uma verdadeira obra de arte, o Real Gabinete preserva grande parte da história entre Brasil e Portugal. Criada em 1837, só foi aberta ao público em 1900.
Livraria Lello - Porto - arquivo pessoal.jpg

Welcome

LIVRARIA LELLO 

Uma visita inesquecível!

A história remonta a 1869, quando o livreiro francês Ernesto Chardron, fundou sua própria livraria localizada em Portugal , na cidade do Porto. Alguns anos depois os irmãos Lello compraram a livraria que hoje é visitada por mais de 1 milhão de pessoas a cada ano e é citada por muitos sites, e por muitos especiailisas, como uma das mais belas do mundo.

Estar na Livraria Lello é emocionante porque é possível encontrar as primeiras edições de livros que são a identidade literária de Portugal; porque encontramos livros e pessoas de diversas origens; porque a energia do lugar é ótima (pelo menos eu me senti muito bem); e, também, porque a arquitetura é linda.

O vitral no teto, que mede 8 metros de comprimento, exibe o monograma dos irmãos Lello e a frase "Decus in Labore" que, traduzida, significa 'Dignidade no Trabalho'.

 

Há rumores de que ela também inspirou a representação de Hogwarts de J.K. Rowling na série Harry Potter, o que a torna imperdível para os fãs de Potter.

Fazer esta foto com tanta exclusividade não foi tarefa fácil. Acredito que só foi possível porque reservamos os ingressos antecipadamente e entramos num dos primeiros horários abertos à visitação. O valor do ingresso pode ser revertido em compra e os títulos/edições são muito convidativos.

A LIVRARIA BERTRAND é considerada a livraria mais antiga do mundo em funcionamento, conforme o Guinness, pois funciona desde 1732.

Sobreviveu ao grande terremoto de 1755, quando passou a funcionar em outro local, mas, em 1773, regressa ao endereço de origem. Sobreviveu a uma guerra civil e a diversos movimentos políticos. Localizada no bairro do Chiado, em Lisboa, possui sete salas, dedicadas à personalidades como José Saramago, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, entre outros ícones da literatura portuguesa.

O pessoal que atende é muito receptivo e a gente se sente à vontade para folhear e escolher (tarefa nada fácil). 

bottom of page